COLABORADORES

ADRIANO BIDÃO

Cineasta, roteirista e escritor

Adriano Bidão é cineasta, roteirista e escritor. Mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Autor do livro 'Reflexões Delirantes (Editora Multifoco, 2016)'. Colaborador do livro 'Vida que segue - João Saldanha e as Copas de 1966 e 1970'. (Editora Nova Fronteira, 2005)

FLAVIO PESSOA

Designer gráfico

Flavio Pessoa é formado em design gráfico, ilustrador do ramo editorial. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV, da Escola de Belas Artes (2021), onde defendeu a tese "Jeca-Tatu a rigor: Representações do povo na Careta e n’O Malho: identidade nacional na Primeira República (1902-1929)." É mestre em História Comparada pelo PPGHC, IFCS (2013) com tese sobre as charges de futebol de Lorenzo Molas e Henfil para o Jornal dos Sports.Em 2001 concluiu a especialização em história da arte e da arquitetura no Brasil, pela PUC, com monografia sobre o ilustrador Roberto Rodrigues

FLÁVIO CARNEIRO

Roteirista e escritor

Escritor, roteirista e professor de literatura na UERJ. Escreveu 16 livros – entre romances, coletâneas de contos e crônicas, ensaios – e dois roteiros para cinema. É autor da “Trilogia do Rio de Janeiro”, composta pelos romances “O Campeonato”, “A Confissão” e “A Ilha”. Seu livro mais recente é um policial: “Um romance perigoso”. O editor deste blog considera “Passe de Letra”, de autoria de Flávio, um clássico sobre a literatura do futebol. Parte de sua obra foi publicada em outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, Portugal, Alemanha, Colômbia e México.

Site do Flávio

MARCELO PRONI

Economista

Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit). É doutor em Educação Física e tem vários estudos publicados na área de Economia do Esporte. Autor do livro “A metamorfose do futebol” e coautor do livro “Impactos econômicos de megaeventos esportivos”.

MARCOS SILVA

Historiador

Doutor em História, Professor titular na FFLCH/USP. Publicou individualmente, dentre outros livros, “Prazer e poder do Amigo da Onça” (Paz e Terra, 1989). Pesquisa caricaturas, quadrinhos, literatura e ensino de História. Organizou diversos livros, dentre os quais “Dicionário crítico Nelson Werneck Sodré”. Nasceu em Natal, RN, e vive em São Paulo, SP.

RAUL MILLIET FILHO

Historiador

Criador e editor responsável deste blog, mestre em História Política pela UERJ, doutor em História Social pela USP. Como professor, pesquisador e autor prioriza a cultura popular. Gestor de políticas sociais, idealizou e coordenou o Recriança, projeto de democratização esportiva para crianças e jovens. Autor de “Vida que segue: João Saldanha e as copas de 1966 e 1970” e do artigo “Eric Hobsbawm e o futebol”, dentre outros. Dirigiu os documentários:Quem não faz, leva: as máximas e expressões do futebol brasileiro e A mulher no esporte brasileiro.

THAÍSSA ROCHA PRONI

Advogada

Advogada e pesquisadora do NETSS- Núcleo de Estudos em Trabalho, Saúde e Subjetividade- da Unicamp. Mestre em Direito do Trabalho pela USP e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Autora do livro “Proteção Constitucional à Maternidade no Brasil: um caso de expansão da garantia legal” pela Editora LTr e de diversos artigos em sua área de atuação.

ZUCA SARDAN

Desenhista e escritor

(Carlos Felipe Saldanha) – Nasceu no Rio de Janeiro em 1933, mas vive em Hamburgo. Estudou arquitetura, mas fez diplomacia. Estudou desenho, mas fez letras. Hoje dedica-se a desenhos, vinhetas, poesias e folhetins. Entre seus livros, estão: “Ás de colete, poesias, desenhos” e “Osso do Coração”.

Página do Zuca