top of page

A prioridade de uma política de esportes no Brasil

Atualizado: 25 de dez. de 2022

por Raul Milliet Filho



Uma política de esporte com este perfil abre comportas para o Ensino em Tempo Integral.



Ao que tudo indica Lula já bateu o martelo e escolheu Ana Moser para assumir a pasta do esporte. O Blog Deixa Falar defende historicamente que a política de esporte em uma sociedade como a nossa tenha como ponto central uma visão da prática esportiva como política pública de educação. Desde 1986, através do programa RECRIANÇA esta é a visão que julgamos adequada.


O RECRIANÇA chegou a atingir 450 mil crianças e jovens em 476 convênios nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.


No lançamento do programa foi importante o apoio de figuras de ponta no desporto brasileiro, dentre as quais, estava João Saldanha.


Desde 1978 nos posicionamos contra os megaeventos. Várias matérias foram escritas. Vários artigos e documentos amplamente fundamentados foram lançados e divulgados. Nesta matéria apresentamos uma fala de cerca de 10 minutos do editor do Deixa Falar no ano de 2013 no plenário da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro a convite da bancada do PSOL.


Na sequência uma crônica de João Saldanha de 1986 e um artigo na Folha de São Paulo em 2004, de Raul Milliet Filho, abordando o mesmo tema.


Estamos abertos ao diálogo e convidamos a todos aqueles que desejarem debater democraticamente este assunto. Afinal realizar o Pan-Americano, a Copa do Mundo e as Olimpíadas foram decisões equivocadas. Tanto do ponto de vista de uma política educacional, urbanística quanto da visão de privilegiar o esporte social.


Sugerimos a leitura desses dois artigos:


Zuca Sardan e as novas platéias dos estádios FIFA no Brasil

Em homenagem a João Saldanha, Raul Milliet Filho fala sobre os megaeventos


Em 2013, os vereadores Eliomar Coelho, Paulo Pinheiro e Renato Cinco formularam e protocolaram um projeto de lei propondo modificar o nome do “Engenhão” de Estádio Olímpico João Havelange para Estádio Olímpico João Saldanha. O editor do Deixa Falar, Raul Milliet Filho, esteve presente na solenidade na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro para dar o seu recado.


Em 10 minutos, Raul – eleitor e admirador de Lula – não poupou críticas à Política de Esportes que privilegiou os megaeventos no governo do PT. Afinal de contas, apoiar um governo não significa poupá-lo de críticas necessárias. Ouçam e opinem.



Em dois vídeos apresentamos nossa proposta para uma política de esportes no Brasil. O programa RECRIANÇA foi criado e dirigido pelo secretário de assistência social Raul Milliet Filho. Pedimos paciência a todos pois a futura ministra do esporte, Ana Moser, merece todo o nosso apoio.




Raul Milliet Filho é Historiador, criador e editor responsável deste blog, mestre em História Política pela UERJ, doutor em História Social pela USP. Como professor, pesquisador e autor prioriza a cultura popular. Gestor de políticas sociais, idealizou e coordenou o Recriança, projeto de democratização esportiva para crianças e jovens. Autor de “Vida que segue: João Saldanha e as copas de 1966 e 1970” e do artigo “Eric Hobsbawm e o futebol”, dentre outros. Dirigiu os documentários: “Quem não faz, leva: as máximas e expressões do futebol brasileiro” e “A mulher no esporte brasileiro”.












153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Deixa Falar: Criação e Edição de Raul Milliet Filho

bottom of page