Carlos Didier, o maior biógrafo da MPB, Oscar Bolão, Nonato Duque Estrada, traçam um caminho sem igual, cantando cheios de bossa. Sempre levantando aquele que foi o maior compositor brasileiro: Noel Rosa. O Deixa Falar não perde o rumo!
O blog Deixa Falar tem a honra e a alegria de publicar mais uma vez histórias do maior sambista brasileiro, Noel Rosa. Tudo isso através da pena privilegiada de Carlos Didier - o Caola, biógrafo, cronista, compositor e músico. Isso mesmo, além da biografia de Noel, Caola escreveu a biografia de Orestes Barbosa e a de Nássara, tendo merecido o prêmio Jabuti pelos dois trabalhos.
Por Carlos Didier
O Leblon pode se orgulhar de ser o berço de uma criação de Noel Rosa. A fonte é o próprio poeta: “A história desse samba está contada nele mesmo. Tudo isso é verdadeiro” (O Globo, 31/12/1932). Um samba que pode ser o primeiro composto no bairro.
O fato aconteceu certa noite, meses antes da entrevista ao jornal, depois de um encontro inesperado do compositor com Clara, antiga namorada, em festa na rua Conde de Bonfim, Tijuca. A dona da casa, sem saber do namoro, apresentou-os como se fossem desconhecidos. Clarinha, acompanhada de um rapaz alto e magro, de olhos azuis e cabelos castanho-claros, estendeu, um tanto sem jeito, a mão:
— Muito prazer.
— O prazer é todo meu, foi a resposta que ouviu.
Para Noel Rosa, então com 21 anos de idade, a festa acabou naquele momento. Retirou-se. Depois de uma cerveja no Café Ponto Chic, em companhia de dois amigos, os irmãos Arnaldo e Antônio Araújo, testemunhas do cumprimento protocolar de Clarinha, partiu para o Leblon. Para beber uísque e compor um samba.
Como era o Leblon que recebeu Noel Rosa em 1932? Um tanto difícil de precisar. Fotografias de Augusto Malta, tiradas em 1928 e 1934, mostram uma região em intensa transformação: em fins da década de vinte, um areal em início de urbanização; em meados da de trinta, com várias casas erguidas. Sabe-se que o Hotel Leblon e o canal existiam. E que uma ponte, entre as avenidas Delfim Moreira e Viera Souto, já ligava o bairro a Ipanema. O mais provável, porém, é que o sambista tenha se aproximado pelo outro lado, o do Jardim Botânico. De bonde, o mesmo transporte que o conduzira à festa na Tijuca.
Noel Rosa chegou ao Leblon com sede de bebida forte. Entrou num bar e pediu uísque, “porque não havia uma bebida nacional desse gênero”. São palavras suas. Queria cachaça ou conhaque, na certa. Acendeu um cigarro e descansou o chapéu de palha na mesa. Deu uns goles e cantarolou baixinho. Nascia, assim, “Prazer em Conhecê-lo”.
Aqui na voz de Mário Reis, um dos interpretes preferidos de Noel, para quem o compositor da vila fez sob medida “Filosofia”. Mário Reis é sempre importante frisar, foi precursor neste estilo de interpretação que mais tarde veio a ser lapidado, aperfeiçoado, e consagrado por João Gilberto.
Prazer em Conhecê-lo
Quantas vezes nós sorrimos sem vontade
Com o ódio a transbordar no coração,
Por um simples dever da sociedade,
No momento de uma apresentação.
Se eu soubesse que em tal festa te encontrava,
Não iria desmanchar o teu prazer.
Porque, se lá não fosse, eu não lembrava
Um passado que tanto nos fez sofrer.
Lá no canto, vi o meu rival antigo,
Ex-amigo,
Que aguardava o escândalo fatal.
Fiquei branco, amarelo, furta-cor,
De terror,
Sem achar uma ideia genial.
Ainda lembro que ficamos, de repente,
Frente a frente,
Naquele instante, mais frios do que gelo.
Mas, sorrindo, apertaste a minha mão,
Dizendo, então:
“Tenho muito prazer em conhecê-lo”.
Mas notei que alguém impaciente,
Descontente,
Ia mais tarde te repreender.
Tão ciumento que até nem quis saber
Que mais prazer eu teria em não te conhecer.
Arnaldo Araújo, o amigo de Vila Isabel, garantia que a música começara a nascer ainda no Café Ponto Chic. É possível. Para O Globo, no entanto, Noel Rosa afirmou que tudo acontecera no Leblon. De qualquer forma, antes da deliciosa gravação de Mário Reis (quem melhor que ele para criticar a “sociedade”?), houve tempo para que Custódio Mesquita, compositor de talento, então em início de carreira, contribuísse na melodia e na harmonia. Ambos, Noel e Custódio, assinam a obra.
Para o repórter de O Globo, que colheu a entrevista no estúdio de uma estação de rádio, o poeta interpretou “Prazer em Conhecê-lo” ao violão “com voz fraca e cheia de melancolia”. E fechou seu depoimento ao vespertino com um comentário: “Sem dúvida, foi fácil fazer esse samba. Havia um motivo e a bossa não falhou”.
Afinal, que bar teria acolhido a infalível bossa de Noel Rosa? Teria sido o do Hotel Leblon? Não há como saber. Uma coisa, porém, é inquestionável: não seria má ideia o bairro homenagear seu sambista pioneiro. Com um cantinho qualquer, uma esquina talvez, quem sabe com uma pequena praça chamada “Prazer em Conhecê-lo”.
O Deixa Falar fecha esta matéria homenageando Carlos Didier (Caola), Luita Didier, Nonato Duque Estrada, Oscar Bolão, Dazinho, Zé Pité, Henrique e Beto Cazes e todos os demais componentes do “Conjunto Coisas Nossas” que aqui interpretam o samba de Noel que deu nome a esse histórico grupo musical.
Consideramos Carlos Didier, sem dúvida alguma, o maior biógrafo da música popular brasileira. Da sua lavra partiram “Noel Rosa: Uma Biografia” em parceria com João Máximo e “Orestes Barbosa, Repórter Cronista E Poeta” e “Nássara passado a limpo”.
Como se não bastasse o seu talento de pesquisador e escritor, Caola é um intérprete raro. Com os livros de “Orestes” e “Nássara” conquistou dois Jabutis.
*Carlos Didier é historiador da música popular brasileira e da cidade do Rio de Janeiro. Engenheiro e músico é autor de “Noel Rosa, uma biografia” (em parceria com João Máximo); de “Orestes Barbosa, cronista e poeta” (prêmio Jabuti de biografias) e “Nássara passado a limpo” (prêmio Jabuti de biografias), além de várias outras publicações. Foi um dos fundadores do grupo musical “Coisas Nossas” que fez história interpretando a obra de Noel Rosa.
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